Sleutjes: "Nosso maior desafio foi resolvido com o sistema SmartFlo!"

    Viveiristas Sleutjes recentemente investiu no sistema SmartFlo para o transporte de azaléias. A empresa Sleutjes, produtora de azaléias em Holambra, cultiva grande parte de suas plantas em duas estufas. Até recentemente eles tinham um grande desafio para mover as plantas entre elas, devido à distância e diferença de altura entre essas estufas.

    Viveirista Sleutjes
    O viveirista Sleutjes está localizado em Holambra, no Estado de SP, Brasil e há 25 anos já é especializado no cultivo de azaléias. Em 1950 a família Sleutjes partiu da Holanda rumo ao Brasil para assumir um novo desafio. Depois de produzir diversas outras culturas em 1992 a família Sleutjes passou a concentrar-se na produção de azaléias.

    De onde veio a necessidade de um sistema?
    A empresa Sleutjes, produtora de azaléias em Holambra, cultiva grande parte de suas plantas em duas estufas. Até recentemente eles tinham um grande desafio para mover as plantas entre elas, devido à distância e diferença de altura entre essas estufas. Com o plantio e o primeiro espaçamento na estufa superior, e o segundo espaçamento e embalagem se dando na inferior, uma grande quantidade de funcionários era necessária todos os dias para transportar as azaléias da estufa A para a B.

    Para tornar esse processo mais eficiente, Sleutjes instalou por conta própria um sistema de esteiras SmartFlo da WPS, que conecta as duas estufas mesmo com uma diferença de altura de cinco metros. Esse sistema, precisamente customizado para as necessidades operacionais da empresa, é formado por esteiras robustas conjuntamente com esteiras móveis completamente integradas, além de controles remotos para facilmente parar e iniciar o sistema sempre que necessário.

    Como o sistema SmartFlo se apresenta?
    As etapas no viveiro Sleutjes consistem principalmente da produção de estacas de azaléias, o espaçamento dos potes de azaléias e a floração das azaléias. Em primeiro lugar, o sistema é utilizado para transportar as plantas da máquina de plantio para a área de corte de estacas. Em seguida as plantas são transportadas da área de corte para a área de cultivo e crescimento. Finalmente, é necessário transportar as plantas do canteiro A para o canteiro B. Por meio do sistema de transporte, torna-se possível transportar de forma eficiente as plantas de um canteiro a outro.

    IMG_2242-2.2.jpg

    Como o investimento se paga?
    “Nós melhoramos nossa operação, aumentando a produtividade e qualidade de trabalho.” O sistema SmartFlo contribuiu com diversas melhorias operacionais no viveiro Sleutjes. As condições de trabalho melhoraram significativamente e além disto existe uma melhor organização das diversas fases de produção. O retorno do capital investido está estimado em 6 anos, e hoje já representa uma economia de 20% em custos de mão de obra.

    Por que você escolheu a WPS?
    “Dentre outros motivos, pelo fato de possuir representação no Brasil. Nós visitamos um produtor na Holanda e vimos que havia bastante experiência e conhecimento por parte da WPS nesse sistema. É também o único que conhecemos que utiliza o sistema de cinta, o que torna o custo mais interessante.”

     

    Share: