• Home /
    • WPS Notícias /
    • Joost Kalanchoe: 'Em virtude da satisfação e ampliação de hectares optamos novamente por SmartFlo!"

    Joost Kalanchoe: 'Em virtude da satisfação e ampliação de hectares optamos novamente por SmartFlo!"

    Em 2014, o viveirista Joost instalou em uma área de 3 hectares de terra um sistema WPS SmartFlo para potes de 11 e 15 cm. Devido a uma expansão do número de hectares e a satisfação do projeto instalado anteriormente o viveirista optou por investir novamente em um sistema SmartFlo. Juntamente com a WPS foi projetado um sistema para atender os objetivos desejados pela Joost Kalanchoe: aumentar a redução de mão de obra, a flexibilidade e as condições de trabalho, bem como a otimização do transporte de plantas.

    Joost Kalanchoe e Joost van Oene
    Joost Kalanchoe está localizado em Holambra, Brasil, e é especializada no cultivo de Kalanchoe. Joost van Oene iniciou em 1986 com a produção de verduras e desde 1989 com a produção de Kalanchoe. O sitio é uma empresa familiar, com Joost trabalham também sua esposa e filho.

    De onde veio a necessidade de um sistema?
    ‘Porque o viveiro transporta as plantas através do sistema é possivel processar mais trabalho no barracão. Desta forma irá aumentar a concentração de trabalho no barracão. Além disso, a ergonomia de um valor agregado significativo. A legislação trabalhista no Brasil está se tornando cada vez mais rigorosa. Esteé portanto um item no qual podemos contribuir; desta forma somos mas atrativos para os futuros colaboradores já que as condições de trabalho são melhores.”

    Joost-en-Ariel-van-Oene2.jpg

    Qual é a diferença entre o sistema antigo e novo?
    ‘O novo sistema em linhas gerais é uma cópia do primeiro sistema instalado em 2014. Isto será feito de forma a permitir que o viveiro possa também trabalhar com outras culturas intercaladas, o que torna a integração entre o que é produzido passe a ser melhor e mais direcionhado ao que o mercado está buscando. A diferença com o novo sistema é que durante a instalação está se levando mais em conta também o sistema de logística. No projeto anterior isso não foi possível, em virtude dos quais foram necessários ajustes por parte da organização.”

    Como o sistema SmartFlo se apresenta? 
    ‘O novo sistema SmartFlo é composto de 4 km de correias de transporte. A vantagem da SmartFlo é que o sistema completo não requer motores individuais para acionamento de correias. No total são 60 acionamentos de correias e 28 unidades motoras SmartFlo que acionam os motores. Você conectar a unidade SmartFlo no motor a ser acionamento que se pretende utilizar e desta forma é fácil adequar as rotas que se deseja fazer.”

    2014-08-16-10.41.10.2.jpg

    Como o investimento será recuperado?
    Com o sistema antigo foi possivel realizar uma economia de 30-35% na mão de obra. A postura de trabalho dos colaboradores melhorou porque não há mais a necessidade de se levantar plantas do solo. Através do sistema SmartFlo as plantas podem facilmente ser transportadas da etapa de embalagem na estufa para o barracão de expedição.

    Os custos de mão de obra e automação ainda estão muito distantes entre si no Brasil. Isso acaba gerando a necessidade de um tempo maior de retorno de capital investido. O sistema assegura que a postura de trabalho seja otimizada, de modo que este fator não será significativo a longo prazo no que diz respeito ao custo de investimento. E em virtude da economica de mão de obra a empresa também reduz seu trabalho administrativo.

     

    Share: